Apresentação

Atualizado em 16/05/2013 às 18h:51

A Biblioteca Central Guilherme Mylius está instalada em edifício próprio. Conta com uma área construída total de 1.622,90m², sendo 866,47m² destinados à leitura e ao estudo e o restante para acervo e outras atividades. Atende alunos, professores, colaboradores, pesquisadores e a comunidade geral. O acervo é composto por de livros, periódicos, bases de dados, teses, fitas de vídeo, CD-ROMs, DVDs, diapositivos, mapas, folhetos e outros meios de informação, nas mais variadas áreas de conhecimento.

Considerada como depositária do conhecimento e organizada de forma acessível, a Biblioteca Central Guilherme Mylius está distribuída da seguinte forma:

2º andar: acervo de periódicos, obras de referência, hemeroteca (jornais e revistas) e o acervo do Instituto Teológico John Wesley; serviço de consulta ao catálogo on-line, serviço de circulação, empréstimo, renovação e reservas de material bibliográfico; salas de estudos individuais ou em grupo; acesso aos pavimentos: escada e elevador; banheiro com acessibilidade para portadores de necessidades especiais; guarda-volumes; espaço cultural; administração da biblioteca; setor de aquisição; setor de processamento técnico; COMUT e SCAD;

3º andar: acervo de livros distribuídos nas áreas do conhecimento; balcão de referência; serviço de consulta ao catálogo on-line; microcomputadores com acesso à Internet, bases de dados;

4º andar: área destinada à leitura e ao estudo.
Todo o acervo da Biblioteca Central está protegido por um sistema eletrônico de segurança, com hastes magnetizadas e circuito fechado de TV. Seu controle é feito por meio de monitoramento e gravação de imagens, 24 horas por dia.

A Biblioteca do DC Navegantes conta com uma área física de 242,19m² e está organizada da seguinte: acervo distribuído nas áreas do conhecimento: balcão de empréstimo (1 microcomputador com impressora e leitor ótico); espaço destinado à leitura e ao estudo; guarda-volumes; microcomputadores de uso exclusivo de acesso ao catálogo on-line; microcomputador para acesso a publicações eletrônicas, bases de dados e Internet.

 Informatização

Para informatização de seus processos, as Bibliotecas utilizam o Sistema Sophia, Sistema Integrado de Bibliotecas, que contempla as principais funções de uma biblioteca funcionando de forma integrada desde a aquisição ao empréstimo. Além disso, o Sophia permite através do Formato MARC, ISO 2709 e Protocolo Z39.50, o intercâmbio de registros bibliográficos e a disponibilização do Catálogo Online para pesquisa e recuperação da informação

Destaques para:   Catálogo Online,  Acesso do Usuário (renovação, reserva de materiais), Intercâmbio de Registros (catalogação cooperativa).